quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Anéis de cebola na cerveja, embebede-se com esta receita!!

Para o universitário nada melhor do que variar o cardápio, e estes anéis de cebola são uma grande adição ao seu livro de receita, é um prato excelente para qualquer dia, acompanha praticamente tudo que se pode colocar a mesa, é de rapido preparo, muito barata, rende bastante, muito saborosa e acima de tudo possui a nossa querida e estimada cerveja, procure fazer estes anéis quando executar outras frituras, a não ser que faça em grande quantidade, desta forma não desperdiça o óleo, pois uma coisa que falta na cozinha de um universitário é dinheiro.

Estamos prestes a nos embebedar com anéis de cebola.

Ingredientes:
2 xícaras de Farinha de trigo
1 long neck/lata de cerveja(não use uma cerveja que você não beberia)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
3 cebolas médias cortadas em rodelas e separadas(corte em rodelas de 1/2 centímetro)
3 xícaras de farinhas de rosca grossa
Óleo suficiente para deixar as cebolas semi-imersas durante a fritura
Sal a gosto

Modo de Preparo:
1- Junte uma xícara e meia de farinha de trigo com 1 colher de chá de sal e fermento.
2- Adicione a cerveja na mistura aos poucos até obter uma pasta homogênea e leve, deve-se adicionar cerca de 150-200ml de cerveja na mistura(o que sobrar da cerveja é bônus para o cozinheiro), deixe a mistura descansar enquanto você corta as cebolas e faz o passo nº3
3- Passe os aneis de cebola em 1/2 xícara de farinha de trigo para que fique mais fácil para a mistura grudar nos anéis.
4- Passe os aneis de cebola na mistura para que fiquem coberta pela mesma e escorra o excesso.
5- Passe por ultimo os anéis de cebola na farinha de rosca.
6- Coloque para fritar semi-imersa em óleo pré-aquecido até que comece a dourar, vire e doure do outro lado(este processo deve levar de 3-4 minutos pelos 2 lados).
7- Coloque os anéis fritos em guardanapos ou papel-toalha para extrair o excesso de óleo.

Dicas:
1- Tempere a mistura da forma que desejar, acrescente pimenta, oréganos, ou qualquer outro tempero seco que deseja adicionar na receita

Modo de servir:
1- Sirva os anéis de cebola com diferentes molhos do seu gosto, ketchup, maionese, molho barbecue(excelente combinação), e diversas outras possibilidades que se encaixam ao seu paladar.
2- Faça os anéis de cebola para acompanhar assados, empanados, grelhados, sanduiches(anéis de cebola com Hamburguer... outra combinação perfeita), etc...

Bom Apetite!!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Molho Branco e Molho Béchamel, básicos e deliciosos!!

Estes molhos são grandes salvadores, pois a necessidade de ingredientes é pequena, e o sabor incorpora os temperos do cozinheiro, sempre trazendo um toque pessoal aos molhos, as duas formas que vou apresentar são muito simples e sem muitas alterações, porêm sinta-se livre para adicionar seus temperos prediletos, eu gosto de adicionar mostarda de djon, pimenta cayenne e muito alho, ja você deve ter seus gostos e deve comandar seus temperos e pratos de acordo com seus gostos.
Ambos os molhos comportam inúmera variações, com queijo, mostarda, vinho branco, vinho do Porto, vinho licoroso, conhaque, ketchup, curry, misturado com molho de tomate, podem ser temperados com diversas especiarias: canela, cravo-da-índia, anis, pimenta-do-reino, cardamomo, curry, pimenta-da-jamaica e zimbro.
Lembrando que Molho Branco e Molho Béchamel não são a mesma coisa, existe uma diferençaa entre eles. A base e a forma de fazer são essencialmente a mesma, porêm no Béchamel, o leite usado é aromatizado e temperado por infusão de ervas, especiarias e hortaliças, como cebola, alho, noz-moscada ralada, folha de louro, hortelã, alecrim, pimenta-do-reino, etc...


Ingredientes para o Molho Branco:
100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite
Noz moscada ralada a gosto(opcional)
Pimenta-do-reino moída a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo:
1- Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha.
2- Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer na superfície uma espuma esbranquiçada e a mistura começar a se soltar. (A essa base se dá o nome de roux.)
3- Sempre em fogo baixo, despeje o leite frio de uma vez na panela do roux e misture com um batedor de claras (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuidado para que não tenha pelotas. Obs: caso prefira use o leite morno, coloque-o aos poucos.
4- Coloque o sal e a pimenta do reino e qualquer outro tempero que seja do seu gosto.
5- Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até obter um creme, mexendo sempre.
6- Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.


Ingredientes para o Molho Béchamel:
100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 cebola em fatias
Pimenta-do-reino moída a gosto
Noz moscada ralada a gosto(opcional)
Sal a gosto

Modo de Preparo:
1- Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino e leve ao fogo até ferver.
2- Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto.
3- Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.
4- Coe a mistura em uma peneira e reserve a mistura.
5- Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha.
6- Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer na superfície uma espuma esbranquiçada e a mistura começar a se soltar. (A essa base se dá o nome de roux.)
7- Retire do fogo, despeje a mistura(pouco a pouco) na panela do roux e misture com um batedor de claras (fouet) ou uma colher de pau até que a mistura e o roux se incorporem. Cuidado para que não tenha pelotas.
8- Volte ao fogo e coloque o sal e a pimenta do reino e qualquer outro tempero que seja do seu gosto.
9- Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até obter um creme, mexendo sempre.
10- Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.
   
Dicas:
1- Se você quiser adicionar cebola, alho, carnes ou qualquer outro ingrediente que necessite de um pré-cozimento, adicione junto a manteiga ou antes dela dependendo do tempo de cozimento para não queimar a manteiga, e prossiga com a receita normalmente.
2- Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o por uma peneira.
3-
Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente, em seguida, passe sobre a superfície do molho um pouco de manteiga espetado em um garfo, assim,  formação de uma película dura na superfície do molho vai ser evitada. Quando o molho estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira.

Modo de servir:
Sirva os molhos com massas, peixes, frango, porco, legumes, assados, empanados, ou seja, só depende da sua imaginação e gosto para combinar estes molhos com seus pratos prediletos, deixando-os ainda mais saborosos e inesquecíveis.

Bom Apetite!!