domingo, 19 de fevereiro de 2012

Molho Branco e Molho Béchamel, básicos e deliciosos!!

Estes molhos são grandes salvadores, pois a necessidade de ingredientes é pequena, e o sabor incorpora os temperos do cozinheiro, sempre trazendo um toque pessoal aos molhos, as duas formas que vou apresentar são muito simples e sem muitas alterações, porêm sinta-se livre para adicionar seus temperos prediletos, eu gosto de adicionar mostarda de djon, pimenta cayenne e muito alho, ja você deve ter seus gostos e deve comandar seus temperos e pratos de acordo com seus gostos.
Ambos os molhos comportam inúmera variações, com queijo, mostarda, vinho branco, vinho do Porto, vinho licoroso, conhaque, ketchup, curry, misturado com molho de tomate, podem ser temperados com diversas especiarias: canela, cravo-da-índia, anis, pimenta-do-reino, cardamomo, curry, pimenta-da-jamaica e zimbro.
Lembrando que Molho Branco e Molho Béchamel não são a mesma coisa, existe uma diferençaa entre eles. A base e a forma de fazer são essencialmente a mesma, porêm no Béchamel, o leite usado é aromatizado e temperado por infusão de ervas, especiarias e hortaliças, como cebola, alho, noz-moscada ralada, folha de louro, hortelã, alecrim, pimenta-do-reino, etc...


Ingredientes para o Molho Branco:
100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite
Noz moscada ralada a gosto(opcional)
Pimenta-do-reino moída a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo:
1- Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha.
2- Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer na superfície uma espuma esbranquiçada e a mistura começar a se soltar. (A essa base se dá o nome de roux.)
3- Sempre em fogo baixo, despeje o leite frio de uma vez na panela do roux e misture com um batedor de claras (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuidado para que não tenha pelotas. Obs: caso prefira use o leite morno, coloque-o aos poucos.
4- Coloque o sal e a pimenta do reino e qualquer outro tempero que seja do seu gosto.
5- Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até obter um creme, mexendo sempre.
6- Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.


Ingredientes para o Molho Béchamel:
100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 cebola em fatias
Pimenta-do-reino moída a gosto
Noz moscada ralada a gosto(opcional)
Sal a gosto

Modo de Preparo:
1- Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino e leve ao fogo até ferver.
2- Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto.
3- Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.
4- Coe a mistura em uma peneira e reserve a mistura.
5- Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha.
6- Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer na superfície uma espuma esbranquiçada e a mistura começar a se soltar. (A essa base se dá o nome de roux.)
7- Retire do fogo, despeje a mistura(pouco a pouco) na panela do roux e misture com um batedor de claras (fouet) ou uma colher de pau até que a mistura e o roux se incorporem. Cuidado para que não tenha pelotas.
8- Volte ao fogo e coloque o sal e a pimenta do reino e qualquer outro tempero que seja do seu gosto.
9- Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até obter um creme, mexendo sempre.
10- Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.
   
Dicas:
1- Se você quiser adicionar cebola, alho, carnes ou qualquer outro ingrediente que necessite de um pré-cozimento, adicione junto a manteiga ou antes dela dependendo do tempo de cozimento para não queimar a manteiga, e prossiga com a receita normalmente.
2- Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o por uma peneira.
3-
Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente, em seguida, passe sobre a superfície do molho um pouco de manteiga espetado em um garfo, assim,  formação de uma película dura na superfície do molho vai ser evitada. Quando o molho estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira.

Modo de servir:
Sirva os molhos com massas, peixes, frango, porco, legumes, assados, empanados, ou seja, só depende da sua imaginação e gosto para combinar estes molhos com seus pratos prediletos, deixando-os ainda mais saborosos e inesquecíveis.

Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira suas dicas, duvidas e de suas opiniões sobre as receitas!!