quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O coringa da mesa, molho a bolonhesa!!

Apresentaremos hoje um molho que fará parte de muitas das suas receitas por ser muito versátil e se tornará figura carimbada na dieta do Chéf-Universitário, apesar de parecer difícil, é uma receita muito simples de ser executada, e o sabor deste molho provavelmente vai te surpreender.
Seguimos então com o nosso Molho à Bolonhesa.

Ingredientes:(4 porções)

500 gr de carne moida
2 cebolas
1 tomate maduro
2 colheres(sopa) de óleo
½ copo de vinho branco ou tinto(opcional)
1 pacote/lata pequeno de polpa/extrato de tomate
1 colher(sopa) de sal
½ colher(chá) de pimenta moída(opcional)
1 folha de louro(opcional)
Orégano(opcional)
Cebolinha(opcional)
Coentro(opcional)

Modo de preparo:
1-Descasque a cebola, lave-a e corte-a em pedacinhos muito pequenos, lave e corte o tomate em pedacinhos muito pequenos
2-Em uma panela funda, aqueça o óleo e acrescente a cebola picada e a folha de louro(caso opte por usar). Deixe refogar em fogo baixo, mexendo algumas vezes, até a cebola ficar mole, transparente e de cor ligeiramente dourada. Elimine a folha de louro(caso optou por usa-la).
3-Acrescente o tomate e refogue até a pele começar a soltar do tomate.
4-Junte a carne ao refogado, aumente o fogo para médio e vá mexendo a carne até que esta esteja cozida(vai adquirir uma cor cinza uniforme).
5-Junte o vinho branco/tinto(caso tenha optado por usa-lo), vá mexendo e deixe cozinhar até o líquido evaporar totalmente. Nessa altura, junte o pacote/lata de polpa/extrato de tomate, o sal e a pimenta e os ingredientes restantes, mexa bem e deixe continuar a cozinhar, novamente em fogo baixo, durante mais 10 minutos, mexendo sempre. Retire do do fogo e deixe descansar por no mínimo 5 minutos antes de servir.

Modo de servir:
Algumas opções para servir o molho a bolonhesa são lasanhas, nachos(porêm o molho necessita ser mais apimentado), pão, e também sirva o molho com arroz - http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/arroz-o-salvador-da-patria.html e macarrão(siga o modo de preparo apenas do macarrão) - http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/o-matador-de-ressacas-o-macarrao-alho-e.html

Bom apetite!!

O matador de ressacas, o macarrão alho e óleo!!

Me foi dito a muito tempo atrás que quando se for morar sozinho ou fora de casa, existem alguns ingredientes que nunca podem faltar na sua casa, estes itens são: alho, cebola, cerveja, óleo e sal.
Com alguns destes itens faremos nósso macarrão alho e óleo, salvador das ressacas e cura da fome intensa, rápido e prático, e sem dúvida muito saboroso.

Ingredientes:(4 porções)
500g de macarrão(tipo do macarrão, a gosto)
3 colheres(de sopa) de óleo de soja ou azeite de oliva
Ervas opcionais(manjericão, orégano, salsinha, cebolinha, tomilho)
Sal a gosto
5 dentes de alho
Queijo ralado(a gosto)


Modo de preparo do macarrão:
1-Coloque a água para ferver com sal e óleo.
2-Acrescente o macarrão na água fervente e siga as instruções do pacote para tempo de prepáro(e siga seu paladar)
3-Escorrer quando atingir o ponto "al-dente"(nem muito duro, nem muito mole)e separar para finalizar a receita.

Modo de preparo para o alho e óleo:
1-Use um dente de alho inteiro para untar os pratos onde serão servido o macarrão,
2-Descasque e corte os dentes de alhos em cubos.
3-Na frigideira quente coloque a manteiga, o azeite, e o alho em cubos e doure levemente.
4-Agora necessitará mais agilidade, pois o macarrão escorrido vai para a frigideira, sendo mexido e dosado com sal a gosto e as ervas(opcionais)

Informações Adicionais:
1-Não lave o macarrão(somente se ele estiver passado do ponto) nem passe óleo nele depois de escorrê-lo, coloque direto na frigideira.
2-Salgue a água de preferência com sal grosso.

Modo de servir:
Servir em prato untado com o alho e salpique o macarrão alho e óleo com queijo ralado a gosto, acompanha bem com vinho.

Bom apetite!!

Arroz, o salvador da pátria!!

Olá, caro leitor! Vamos ensinar neste blog como fazer receitas de forma prática e rápida, especialmente para você, estudante morando longe de casa pela primeira vez, e também para todos os necessitados do mundo que estão cansados de fazer a mesma comida congelada/pronta de sempre.
Eu sei que você não tem balança, ou medidores; se é a primeira vez que mora sozinho, provavelmente mal tem comida! É por isso que vamos usar ao máximo medidas com utensílios básicos, como copos e colheres, para que você consiga executar as receitar com o que tiver em mãos.

A primeira receita que colocaremos em pauta é o nosso arroz de todos os dias, acompanhamento de diversos pratos ou quem sabe o prato principal.

Ingredientes:(1 porção)
1 copo(usar um copo de 200ml para medida) de arroz(caso prefira um arroz mais solto, lave-o antes de cozer e use arroz parboilizado, caso prefira o arroz mais unido/papa, use arroz branco e não o lave antes de cozer)
2 copos e 1/2 de água
1 colher(sobremesa) de sal
1 dente de alho amassado(opcional)
Óleo/manteiga/margarina(caso use o alho na receita escolha um dos 3 ingredientes)
Coentro(opcional)
Cebolinha(opcional)
Curry(opcional)
Orégano(opcional)

Modo de preparo:
1- Se optou por usar o alho, doure o alho com um pouco de óleo ou manteiga/margarina(se não optou por usar o alho, inicie do passo 2)
2- Com alho: Colocar a água para ferver junto com os temperos e o alho já dourado.
    Sem alho:
Colocar a água para ferver junto com os tempero.
3- Aguarde ferver a água e coloque o arroz para cozer, não existe problema em provar ou mexer o arroz, você decide a que ponto seu arroz está pronto, mas em via de regra seu arroz deve estar pronto quando a água tiver evaporado, caso ainda não esteja no ponto de cozimento de seu gosto adicione mais água até atigir o cozimento desejado, muito cuidado para não deixar o arroz queimar.

Modo de servir:
Sirva o arroz acompanhado de carnes, molhos, assados, feijões, enlatados(atum, sardinha, salsichas, etc...), ou sirva o arroz como prato principal, com ovos fritos, de forno com queijo, apenas acompanhado por saladas, etc...
Vale salientar que o arroz é um alimento muito versátil que pode ser inserido em inúmeros cardápios e refeições, principalmente por ser prático e rápido.

Bom apetite!!