domingo, 22 de janeiro de 2012

Costelinhas de porco com batatas e molho barbecue.... nada a declarar!!

Não há muito o que dizer sobre estas costelinhas de porco com batatas e molho barbecue, é um prato que fala por si mesmo, ele é extremamente delicioso e barato.... qual outro motivo o chef-universitário precisa para apresentar este prato a você?? Outro motivo importante é que este prato definitivamente combina com uma cerveja bem gelada.

Eu acho que ai sim o pacote está completo. :)

Ingredientes:(2 porções bem servidas)
1 kg de  costelinha de porco
3 colheres de sopa de molho inglês
3 colheres de sopa de Sal
1 colher de chá de pimenta
1/2 colher de chá de cominho
6 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva
600g de batatas
Molho Barbecue(http://chef-universitario.blogspot.com/2012/01/molho-barbecue-estrela-do-assador.html)

Modo de preparo:
1-Faça uma mistura com o molho inglês, a pimenta, o cominho, 3 colheres de sopa de azeite/óleo, 2 colheres de sopa de sal.
2-Passe esta mistura nas costelinhas em ambos os lados e deixa-as dentro de um saco plástico na geladeira marinando por no mínimo 6 horas.
3-Descasque e corte a batata em cubos grandes, cozinhe-as com o restante do sal, até que fiquem macias por fora e tenras por dentro.(execute este passo logo antes de colocar as costelinhas no forno ou enquanto ela assa pela primeira hora)
4-Unte uma assadeira com o restante do azeite/óleo e coloque as costelinhas com a parte dos ossos virada para cima e pré-aqueça o forno por 15 minutos.
5-Coloque no forno por cerca de 1 hora em fogo médio.
6-Vire as costelinhas e asse por mais 30 minutos.
7-Adicione as batatas pré-cozidas e asse por mais 20 minutos.
8-Passe molho barbecue em um dos lados das costelinhas e asse por mais 10 minutos.
9-Vire e passe no outro lado e asse por mais 10 minutos.
10-Retire do forno e corte as costelinhas para servir, espere esfriar por alguns minutos para poder devora-las com as mãos e poder aproveitar todo o seu sabor.

Modo de servir:
Este prato não necessita de um acompanhamento, porêm você pode servi-lo com farofa, saladas, arroz(http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/arroz-o-salvador-da-patria.html) e outros petiscos.

Bom apetite!!

Molho Barbecue, seu churrasco nunca vai ser o mesmo!!

O Molho Barbecue é um molho de sabor forte e muito utilizado na culinária norte-americana, a palavra barbecue significa churrasco na língua inglesa, e todo brasileiro, universitário, pai de família, churrasqueiro, assador, até o papa... exagerei de novo, foi mal, bom, em resumo, todos deveriam conhecer um bom molho para o seu churrasco, assados, até mesmo para uma repaginada no bom e velho cachorro-quente, por que não começar com o molho mais tradicional de todos?

Então vamos ao molho Barbecue.

Ingredientes:
1 cebola pequena picada em pedaços bem pequenos
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo(pode ser feito com o açúcar branco, mas terá muita diferença no sabor)
1/2 xícara de chá de molho inglês
1 xícara de chá de molho de tomate ou 2 colheres de extrato de tomate
3 colheres de vinagre(preferivelmente vinagre balsâmico)
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de catchup
Suco de 1 limão
2 dentes de alho amassados
2 colheres de óleo
2 colheres de mel
Orégano(opcional)
1 colher de chá de pimenta cayenne(opcional)
Pimenta e sal a gosto

Modo de preparo:
1-Aqueça o azeite e coloque a cebola e refogue por cerca de 2 minutos.
2-Acrescente o alho e refogue em fogo baixo até dourar.
3-Adicione o molho/extrato de tomate e deixe cozer por mais 10 minutos.
4-Coloque a mostarda, o molho inglês e o vinagre e cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo médio/baixo.
5-Adicione o açúcar mascavo e mantenha mexendo até derreter o açúcar.
6-Em seguida junte o mel e o restante dos tempero, tempere com o sal e a pimenta a gosto e deixe ferver por mais alguns minutos até obter uma consistência cremosa.

Modo de servir:
O ideal para usar o molho barbecue, e passar o molho nos assados e churrascos um pouco antes de retira-los do fogo/forno, pois o molho acrescenta um sabor muito distinto a carne.
Sirva-o com assados de porco, frango ou bovino, ainda acompanha batatas fritas, pizza, cachorro-quente e outros petiscos, e claro o bom e velho churrasco.

Bom apetite!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estrogonofe, uma unanimidade!!

Hoje o post vai ser aquele bom Estrogonofe!

Pois é, o Estrogonofe faz parte de muitas histórias! É aquele prato que quando você esta com uma galera em casa, na época de prova e faz aquele "raxão" pra virar a madrugada "estudando" e depois ir pra prova, serve tambem para você que não tem muita coisa para fazer, naquele final de semana parado onde até a igreja fechou por que todo mundo preferiu ficar em casa ou foi para a praia, não tem nenhuma festa universitária, ou um show com os ultimos sucessos do Michel Teló... apelei, foi sem querer... juro, é nessas horas que você convida seus amigos muquiranas, pois o Estrogonofe cai bem para as todas as horas.

O Estrogonofe é um prato muito completo, primeiro porque ele é muito saboroso, segundo porque ele combina muito bem com um arroz, batata frita/palha e com aquele refri bem gelado ou aquela cerveja trincando, terceiro ele é rápido de se fazer e por fim e provavelmente o mais importante para o Chef-universitário ele é barato.

Esta receita é uma das milhares variações que você ira encontrar para este prato.
Fim do bate-papo e segue o Estrogonofe.

Ingredientes:(4 porções)
600gr de Peitos de Frango cortados em tirinhas ou em cubos(pode ser substituido por camarão ou carne bovina)
1 lata/pacote de Cogumelos.
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de Ketchup
2 colheres de sopa de Mostarda(opcional)(o ideal para esta receita é a mostarda de Djon.... mas esta mostarda é muito cara para o bolso de quem mora sozinho e principalmente para o universitário)
Sal a gosto
Pimenta a gosto
2 colheres de sopa de Margarina/manteiga ou 3 colheres de sopa de óleo
1 Cebola picada
2 dentes de alho picado

Modo de preparo:
1-Tempere o frango com sal e pimenta por cerca de 15 minutos antes de começar o preparo do Estrogonofe  e deixe separado.
2-Em uma panela coloque a margarina/manteiga ou o óleo, junte a cebola picada e deixe dourar.
3-Junte o alho picado e deixe cozinhar um pouco.
4-Coloque o frango e deixe cozinhar.
5-Acerte o sal e a pimenta e coloque o ketchup e a mostarda.
6-Adicione os cogumelos cortados em laminas.
7-Adicione o creme de leite SEM SORO, existe um truque básico para retirar o soro do creme de leite, se estiver usando em lata, abra um buraco no fundo da lata e depois abra a lata normalmente deixando escorrer o soro(é um líquido branco quase tranparente), caso esteja usando o creme de leite em caixa, faça o mesmo porem apenas cortando uma ponta em baixo da caixa.
8-Deixe ferver e retire do fogo assim que levantar fervura.

Modo de Servir:
Serve-se preferencialmente com arroz branco - (http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/arroz-o-salvador-da-patria.html) e batata frita/palha, serve-se tambem com macarrão - seguir apenas o passo de preparo para o macarrão (http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/o-matador-de-ressacas-o-macarrao-alho-e.html) ou batatas cozidas.

Bom apetite!!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bife à Parmegiana, originalmente brasileiro!!

Bife à parmegiana, é na verdade um prato brasileiro, resultado da influência italiana sobre a culinária paulista, ou seja, legitimamante nascido no Brasil.
Este prato é muito fácil de ser feito, o que pode causar um pequeno problema aos cozinheiros de primeira viagem, é o tempo de preparo, mas fora isso, este prato é sem duvida uma figura certa na dieta do chef-universitário, pois tendo aquele molho de tomate congelado desde a última vez que você preparou uma massa, é muito rapido concluir esta receita, todos aqueles que provarem a receita executada por você(namorado(a), marido(esposa), amigos e convidados), o verão com novos olhos, e você saberá que a cozinha não é um bicho de sete cabeças.
A receita também possui variações como: frango, beringela, abobrinha, peixes, etc...

Ingredientes:(2 porções)
4 bifes médios empanados(a receita para os empanados - http://chef-universitario.blogspot.com/2012/01/milanesa-deixando-o-que-e-bom-ainda.html)
Óleo
6 fatias de queijo mozarela
Orégano(opcional)
Molho de tomate(a receita para o molho de tomate - http://chef-universitario.blogspot.com/2012/01/molho-de-tomate-o-sangue-do-cozinheiro.html)
Queijo ralado(opcional)

Modo de preparo:
1-Em uma assadeira, coloque um pouco de óleo no fundo.
2-Distribua 1/3 do molho de tomate no fundo da assadeira.
3-Disponha os bifes em cima do molho e regue-os com o molho de tomate restante.
4-
Cubra com a mussarela e polvilhe o queijo ralado(opcional) e orégano(opcional).
5-
Leve ao forno na temperatura média, preaquecido, até a mussarela derreter. Sirva imediatamente.

Modo de servir:
Sirva somente a parmegiana, ou sirva com arroz(http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/arroz-o-salvador-da-patria.html), macarrão(http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/o-matador-de-ressacas-o-macarrao-alho-e.html), saladas, legumes e verduras cozidos.

Bom apetite!!

Molho de tomate, o sangue do cozinheiro!!


É difícil falar de molho de tomate, pois todos tem uma versão diferente de como deve ser preparado, eu tenho várias versões, que variam no tempo de preparo de 10 minutos a 3 horas, porêm vou ensinar hoje uma versão prática e rápida.
Além disso é sempre bom preparar em grande quantidade e congelar, assim você tera sempre algo pronto para usar em qualquer emergência(armário vazio, barriga vazia e grana curta)

Ingredientes:(2 porções)
2 tomates médios maduros, retire os talos(a parte branca interna do tomate) e corte em pedaços bem pequenos, retirar as sementes é opcional.
1 lata pequena de extrato de tomate
1 cebola média picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho descascados e picados
Sal e pimenta(a gosto)
Manjericão de preferência fresco(opcional)
Orégano(opcional)
2 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva
1 colher de chá de açúcar

Modo de preparo: 
1-Aqueça o óleo na panela.
2-Coloque a cebola e deixe fritar bem ate ficar dourada.
3-Coloque o alho e frite mais um pouco.
4-Coloque o tomate e o açúcar(o açúcar retira a acidez do tomate e deixa o molho mais saboroso), refogue até a pele do tomate começar a soltar.
5-Acrescente o extrato e deixe-o fritar um pouco cuidando para não queimar.
6-Coloque os tempeiros(exceto o manjericão) e 2/3 de um copo de água.
7-
Deixe ferver um pouco ate engrossar
8-Acrescente o mangericão fresco(caso tenha optado por usar) e o molho estará pronto para servir.

Modo de servir:

Dicas:
1-Quanto mais tempo você cozinhar o molho, mais saboroso ele ficará, basta ir acrescentando água aos poucos para manter o cozimento.

Bom apetite!!

Milanesa, deixando o que é bom ainda melhor!!

Hoje farei uma deliciosa e prática receita, a milanesa, que consiste em empanar o alimento desejado deixando-o crocante e saboroso, a receita pode ser doce ou salgada, tendo como opções: carnes(porco, frango, vaca, peixes e frutos do mar), verduras(cebola, brócolis, couve-flor, beringelas, etc...), frutas, ovos e muitas outras variações de acordo com o gosto de cada um.
Resolvi tomar o bife a milanesa como exemplo, pois é um prato muito popular e muito saboroso e prático na execução, porêm você pode executar essa receita com todos os itens citados acima sem maiores problemas apenas substituindo o bife pelo ingrediente que preferir empanar.

Igredientes:
1/2 kg de bifes ( patinho, alcatra, coxão mole )
3 ovos
Farinha de rosca
Farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
2 dentes de alho(opcional)
Óleo(suficiente para cobrir os empanados na hora de fritar)

Modo de preparo:
1-Tempere os bifes com sal e pimenta(alho amassado opcional).
2-Em um prato coloque o trigo.
3-Bata os ovos em um outro prato(de preferência um prato fundo, ou uma tigela funda).
4-Em outro prato coloque a farinha de rosca.
5-Passe-os bifes na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca(sempre com calma para que eles sejam cobertos igualmente por todas as camadas).
6-Frite os bifes mergulhados em óleo numa frigideira até que fiquem dourados.
7-Ao retirar da frigideira coloque os bifes em papel absorvente para que a gordura em excesso seja absorvida.

Modo de servir:
Acompanhe o bife a milanesa com arroz - http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/arroz-o-salvador-da-patria.html, com macarrão alho e óleo - http://chef-universitario.blogspot.com/2011/12/o-matador-de-ressacas-o-macarrao-alho-e.html, verduras e legumes cozidos, saladas quentes ou frias, se preferir apenas os bifes com molhos ou até mesmo com pão.

Dicas:
1-Para saber a temperatura correta do óleo coloque um palito de fósforo e jogue direto na frigideira com o óleo ainda frio. Acenda fogo, quando o palito de fósforo acender sozinho na frigideira, o óleo está na temperatura ideal para fritar.
2-Cuidado para não colocar muitos itens no óleo ao mesmo tempo, pois pode aumentar o tempo de fritura e assim deixando o alimento encharcado de óleo.
3-Outra dica para empanados salgados é colocar um dente de alho amassado ainda com casca no óleo, alem de deixar o oleo com aroma e sabor de alho, a casca do alho puxa as impuresas e deixa o óleo mais limpo para as proximas frituras.

Bom apetite!!